quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TOQUE DE PRIMA



Postagem dedicada ao leitor Edher Marques e aproveito para mandar um abraço para o parceiro Marcelo Prosperidade que comanda com muita dedicação a Comunidade no Orkut Bandeira do Samba, e que me salva quando não tenho material disponível!


O Grupo Toque de Prima foi criado em 1995 e é integrado por Ary Bispo (tantã e voz), Carlinhos Sete Cordas (violão), Dininho (baixo), Marcelinho Moreira (repique de mão e voz), Ovídio Brito (percussão) e Wanderson Martins (cavaquinho) que acompanhou vários nomes da MPB em shows e gravações, como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dunga, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mestre Marçal e Dona Ivone Lara.

Mais tarde foi integrado ao grupo Fred Camacho (Banjo e voz).

Seus componentes são músicos categorizados no samba, como Ovídio Brito, da favela Praia do Pinto, hoje Cruzada. Já tocou pandeiro, cuíca e cantou com Beth Carvalho, Batacotô, Martinho da Vila e Marisa Monte. Também é presidente dos Independentes de Cordovil.

Wanderson Martins, compositor e cavaquinista, freqüentador das rodas de samba da Vila da Penha (Conjunto do Ipase), atuou em vários discos, dentre eles, "Sedução", de Dunga.

Marcelinho Moreira é filho do Velho Aderbal do Estácio, autor do conhecido samba-enredo "Círio de Nazaré", defendido pela Unidos de São Carlos em 1975.

Dininho é filho de Dino Sete Cordas.

Ary Bispo, irmão de Adilson Bispo, é autor de grandes sucessos.

Carlinhos Sete Cordas, descoberto por Nei Lopes ainda menino em Vila Isabel, é o violonista de Beth Carvalho.

O grupo lançou o seu primeiro CD pela gravadora Velas em 1997, com 11 músicas inéditas e uma regravação. Entre os compositores que presentearam o grupo com as músicas inéditas estão Paulo César Pinheiro e Wilson das Neves, Arlindo Cruz, Wilson Moreira e Nei Lopes, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre, Monarco e Ratinho, além de composições de alguns componentes do grupo.

Em seu segundo disco, também pela gravadora Velas, o CD "Se tem que ser, será", de 1999, o grupo reafirmou a sua qualidade musical através da escolha de seu repertório, incluindo, inclusive, participações especiais de Ivan Lins em música de sua parceria com Cláudio Jorge. Ainda neste mesmo ano, foi gravado o disco "Um Natal de samba", no qual o grupo participou interpretando a música "Natal imperiano", de Zé Luiz. No ano 2000, o grupo participou do CD "De letra & música", de Nei Lopes, juntamente com Chico Buarque, Alcione, Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Joyce, Guinga e Fátima Guedes, entre outros. Neste disco, lançado pela gravadora Velas, interpretou "No tempo de Dondon", de autoria de Nei Lopes, e ainda "Goiabada cascão" e "Coisa da antiga", ambas parcerias de Nei Lopes com Wilson Moreira.

No ano de 2001, participou do disco "Coisa de chefe", no qual, ao lado do cantor, interpretou "Panela na pia", de autoria de Cláudio Jorge e Jamil Joanes. Em 2004, produzido por Rildo Hora, lançou o CD "Daqui, dali e de lá", no qual foram incluídas "Chiclete de hortelã" (Zeca Pagodinho), "Ciúme da Cidinha" (Paulinho da Viola), "Titia" (Monarco e Ratinho), "Eu conheço aquela moça" (Martinho da Vila e Roque Ferreira), "Demorou" (Elton Medeiros e Roque Ferreira), "Esbanjando alegria" (Dona Ivone lara e Bruno de Castro), "Ela é quem manda" (Wilson Moreira e Nei Lopes), "Já é ou já era" (Arlindo Cruz, Maurição e Acy Marques), "Pra parar de chover" (Dudu Nobre e Luizinho SP), "Suburbano feliz" (Luiz Grande, Barbeirinho do Jacarezinho e Marcos Diniz), "Cabô meu pai" (Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila e Aldir Blanc), "Ensinamento" (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro) e a faixa-título de autoria de Serginho Meriti e Bira da Vila. Neste mesmo ano o grupo participou do show "Samba de Panela especial - ao vivo", de Telma Tavares, fechando o projetono "Cartão postal da MPB" do Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Do especial também participaram Délcio Carvalho, Sombrinha, Cláudio Jorge, Diogo Nogueira, Tonico Ferreira, Agrião, Wanderley Monteiro e Nosso Samba.
 


Clique no link abaixo e faça o Download de algumas canções do Grupo Toque de Prima.

01 Cabô, meu Pai
02 Melhor prá você
03 Partideiro chapa quente
04 Recomeçar
05 Briga de casal
06 Canto de raça
07 Candeeiro da vovó
08 Prá parar de chover
09 Titia
10 Tamanqueiro
11 Toque de Prima
12 Entoque a colher
13 Beira d'água
14 O samba é meu dom
15 Ciúme da Cidinha
16 Seu Bernardo sapateiro
17 Demorou
18 Abre a porta
19 A filha do macumbeiro
20 Cacilda
21 O daqui, o dali e o de lá
22 Tudo liberado
23 Eu conheço aquela moça
24 Dez mandamentos
25 Preciso do teu cafuné
26 Chiclete de hortelã
27 Só chora quem ama
28 Brasil 500
29 Ele é quem manda
30 Cansei de esperar
31 Dito por não dito
32 Rabo de cometa
33 Já é ou já era
34 Peso e medida
35 Viva, meu povo (Negro é)
36 Suburbano feliz
37 Esbanjando alegria
38 Quem é que me chama
39 Dona Geni
40 Ensinamento
41 O que você vai fazer, já fiz
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!