terça-feira, 24 de julho de 2012

CAPRÍ


José Roberto Bezerra, mais conhecido como "Caprí", é carioca da gema do tempo da Capital Federal... do tempo, segundo costuma comentar, em que se escutava o apito das fábricas. Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, numa travessa da Rua 28 de Setembro. Foi criado no subúrbio do Engenho Novo e cresceu ouvindo os sambas cariocas desde cedo.
Foi neste ambiente que desenvolveu seu talento musical e cultivou amizade com os bambas do samba como: Almir Guineto, Geraldo Babão, entre outros. Mangueirense de coração recebeu a influência de vários sambistas, destacando-se a do amigo Nélson Cavaquinho que lhe apresentou ao seu grande ídolo, o mestre Cartola. Em 1983, participou de várias rodas de Samba, onde conheceu e fez amizade com Zeca Pagodinho no bairro de Del Castilho.

Em 1985, gravou pela Arca Som seu primeiro trabalho artístico, produzido por Ivan Paulo e Milton Manhães o disco: “O Samba descontraído de Caprí’’ que teve participações primorosas de grandes músicos entre eles, a do violonista Rafael Rabello, Alçeu Maia, entre outros destaques. Neste disco o sucesso da música “Baixinho injuriado” lhe valeu várias participações em programas de grande audiência, destacando-se: Os Trapalhões, Perdidos na Noite, Chacrinha, Bolinha, Festa Baile, Agildo Ribeiro, Mulheres em desfile, entre outros.

Em 1986 gravou seu segundo disco intitulado: “Caprí...chando no Pagode”. Nesse trabalho destacouse-se a música “Questão de opinião” de Mauro Diniz e Adilson Vítor, que foi tema de abertura do programa “O samba pede passagem”, do radialista Moisés da Rocha; com esse programa, Caprí participou durante vários anos fazendo Shows pela Grande São Paulo ao lado de vários artistas que hoje são destaque no cenário musical basileiro.

Caprí reside na Grande São Paulo, dedica-se ao trabalho musical e ao longo de sua carreira já compôs músicas ao lado dos saudosos Zé Kéti e Vadinho do Engenho Novo, atualmente compõe em parceria de compositores do calibre de Almir Guineto, Adalto Magalha, Mário Sérgio (Fundo de Quintal), Sílvio Modesto, Adilson Gavião, Celso Leão, Bandeira Brasil, Wilson Moreira entre outros. Caprí possui músicas gravadas por vários artistas de sucesso, ressaltando: Bezerra da Silva, Jovelina Pérola Negra, Arte Final, JB Samba, Boca Nervosa, Almir Guineto, Netinho, Arlindo Cruz e Sombrinha, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Dorina e a nova geração talentosa do samba paulistano, representada pelo cantor e compositor Carlinhos do Cavaco e os Grupos: Samba da Vela e Estatuto do Samba. Com seu estilo peculiar de compor, Caprí tem sua marca registrada na descontração, na alegria, no sentimento e na versatilidade, está sempre antenado com o presente e procura em suas músicas mostrar-se autêntico, fazendo jus aos elos de nossa raça, pedindo licença para dizer que também é um dos Poetas do Samba.


Clique no link abaixo para fazer o download de uma coletânea de gôsto pessoal das músicas interpretadas e, algumas de autoria do grande compositor Caprí. Cresci ouvindo a música "Baixinho Injuriado" no "toca-fitas" do carro do meu pai, uma de minhas mais caras lembranças...
01 Baixinho injuriado
02 Maiau
03 Os cagüetes
04 Mocotó do Tião
05 Cão Pastor 171
06 Caprichando no pagode
07 Salaminho
08 Paixão de touro
09 Pirão de piranha
10 Questão de opinião
11 Cabana de malandro
12 Dente sizo



Clique no link abaixo e faça o Download de algumas composições de Caprí interpretadas por diversos artistas.

DOWNLOAD

BEZERRA DA SILVA
01 Os DP's de São Paulo
02 Língua de metrô

ZECA PAGODINHO
03 Cachorro
04 Um dos poetas do samba

REVELAÇÃO
05 Lá vem ela

JOVELINA PÉROLA NEGRA
06 Elos da raça

ALMIR GUINETO
07 Rendição
08 Santo errado
09 Cenário
10 Sorriso novo

ART FINAL
11 Luz da poesia





 

Um comentário:

  1. Isso sim é o verdadeiro Samba com S maiúsculo, muito bom, deu até vontade de voltar no tempo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!