quarta-feira, 8 de maio de 2013

ATAULFO ALVES




Ataulfo Alves de Souza (Miraí, 2 de maio de 1909 — Rio de Janeiro, 20 de abril de 1969) foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino.

Aos oito anos de idade, já escrevia versos. Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, menino de recados, engraxate, marceneiro e lavrador, ao mesmo tempo em que frequentava a escola. Aos dez anos, perdeu o pai e sua mãe foi, com os filhos, morar no centro de Miraí.
Aos dezoito anos, fixou residência no Rio de Janeiro acompanhando um médico para o qual trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezenove anos tocava violão, cavaquinho e bandolim. Casou-se com Judite, vindo o casal a ter cinco filhos.

Aos vinte anos começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro.

Em 1933, Almirante gravou o samba "Sexta-feira", sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, gravou "Tempo Perdido", garantindo sua entrada no mundo artístico.

Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas, Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.

Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade.



Clique no link abaixo e faça o download das composições de Ataulfo Alves, interpretadas por diversos artistas e algumas pelo próprio Ataulfo.

01 Tempo perdido - Carmen Miranda
02 Não posso resistir - Carlos Galhardo
03 É negócio casar!... - Ataulfo Alves
04 Sinhá Maria Rosa - J. B. de Carvalho
05 Perdi a confiança - Luiz Barbosa
06 Boêmio - Ataulfo Alves e suas Pastoras
07 Eu conheço você - Aurora Miranda
08 Meu pranto ninguém vê - Orlando Silva
09 Quem é que não sente - Vocalistas Tropicais
10 Vida da minha vida - Ataulfo Alves
11 Covardia - Nuno Roland
12 Já sei sorrir - Sylvio Caldas
13 Você é meu xodó - Cyro Monteiro
14 Continua - Aracy de Almeida
15 A carta - Ataulfo Alves e suas Pastoras
16 Não sei dizer adeus - Déo
17 Saudades da mulata - Vagalumes do Luar
18 Dilema - Walter Levita
19 Lírios do campo - Jorge Goulart
20 Mulata assanhada - Elizete Cardoso
21 Talento não tem idade - Ataulfo Alves e suas Pastoras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!