BIOGRAFIA PAGODE DA MASSA



O grupo Pagode da Massa, foi criado a partir do interesse comum de pessoas que amam e valorizam o gênero musical mais conhecido do Brasil, o SAMBA!

O nome do grupo foi inspirado na junção da palavra pagode (que é sinônimo de festa, farra ou reunião informal onde se cantam ritmos populares, no caso, o samba) e a palavra massa (que, em uma de suas variantes significa: a camada mais numerosa da população, ou como muitos preferem, o povo).
E é essa a proposta do grupo, a cada apresentação, uma festa para o povo, sempre mantendo o foco em nosso ritmo mais autêntico.
Temos em nosso repertório os sambas de raiz imortalizados pelos mais antigos até os mais recentes pagodes, que tocam nas rádios, atendendo tanto aos mais velhos como a nova geração.



Marcos Antunes dos Santos (foto abaixo) começou a freqüentar as rodas de samba em meados de 1989, na periferia da zona sul de São Paulo. Integrou o grupo Astro Rei e em 1994 gravou a música "Amarga Esperança" em parceria com seu compadre Calazans, no LP Acendendo o Pagode.
Em novembro de 1996, entrou para o grupo Intuição e gravou 2 CDs (1998 e 2000) como o vocalista principal. As músicas que marcaram sua voz nas rádios foram "Um Beijo" (Délcio Luiz, Acyr Marques e Geraldão), "Sabor de Hortelã" (Picolé e Márcio Paiva), "Amor que Nunca Vi" (Délcio Luiz e Carlito Cavalcante), "Caixa Postal" (Beto Coutinho e Herlon), "Jantar à Luz de Velas" (Délcio Luiz e André Renato) e a regravação ao vivo da música "Desengano" (Aldino e Paulinho) com a participação de Royce do Cavaco, em 2001, na Festa dos "Melhores do Ano", do Pelé Problema. Nesse tempo em que fez parte do grupo Intuição fez shows pelo Brasil e participou de inúmeros programas de TV. Hoje é um dos vocalistas do grupo Pagode da Massa.

 
 
 

Marcos José Calazans (foto abaixo) é o integrante do Pagode da Massa mais rodado no mundo do samba. Cavaquinista, percussionista e boêmio, desde a adolescência já era freqüentador das rodas de samba de várias periferias da zona sul de São Paulo. No grupo Astro Rei, em 1994 gravou a música "Amarga Esperança" (Calazans/Mortão) no LP "Acendendo o Pagode". Já participou de vários grupos, mas em 1999 se mostrou mais atuante no grupo União de Raças, como um dos vocalistas e compositor, apresentando-se em várias casas noturnas de São Paulo. Hoje toca cavaquinho no grupo e é um dos vocalistas do Pagode da Massa.