domingo, 14 de outubro de 2012

O PAGODE ANTES DO "PAGODE"...


 
 

Você, que é sambista ou pagodeiro, sabia que em certas regiões do país e, há muito mais tempo que o nosso "pagode" (vertente do Samba criado para nomear os grupos que estouraram nas rádios na década de 90 ), há um gênero musical que também é conhecido como "pagode"?!?

Muitos acreditam piamente e de maneira equivocada que o nosso "pagode" é realmente um gênero musical, quando, em verdade, não é!

Os mais antigos já apelidavam o gênero musical conhecido como Moda de Viola (Música Sertaneja de Raiz) de "pagode", mas isso apenas em algumas regiões do país, mais precisamente no interior de São Paulo, Minas Gerais e outras regiões típicas do Brasil onde a lida com o gado era constante. É o gênero musical preferido do peão tropeiro que, em tempos remotos, transportava o gado em "boaiadas"; o peão se identificava com a Moda de Viola porque as músicas retratavam sua realidade. Os mais conhecidos defensores e representantes da Música Sertaneja de Raiz são as duplas Tião Carreiro e Pardinho, Dino Franco e Mouraí e Tonico e Tinoco.
 
A proposta da Música Sertaneja de Raiz é bem parecida com a do Samba de Raiz, feito pelos mais antigos, onde suas letras falam sobre a realidade do povo, do seu dia-à-dia. São letras que marcam pela carga de emoção em suas interpretações e pelo conteúdo singelo, mas belíssimo. Nada de "camaro amarelo..." ou "eu quero tchú...".

Não apenas o público em geral e as rádios com seus "jabás" estavam errados em "renomear" o Samba como "pagode"; a galerinha do sertanejo já cometia o mesmo "erro" com a Moda de Viola.
 
Na verdade, não se pode considerar um erro, pois o "pagode" é apenas uma nomeação mal interpretada que "pegou", já que a festa (pagode) e a música (gênero musical) se fundem . Como eu já havia comentado em outra postagem, o pagode é uma reunião festiva, sempre íntima, onde se come, se bebe, se canta e se dança. Em meio à descontração, à animação, ao riso, aos gritos, aos cantos, se dão paqueras, paixões, provocações eróticas e permissividades (Wikipédia).


Para quem já conhece e, principalmente para os que não conhecem, disponibilizo para Download uma coletânea de gôsto pessoal para que conheçam um pouco da Música Sertaneja de Raiz, o Pagode antes do "Pagode"...
 
 
 
DINO FRANCO E MOURAÍ
01 Nelore valente
02 A cachaça e o fumo
03 Caboclo na cidade
04 Casa assombrada
05 Coice de mula
06 Granfino na roça
07 Rainha do meu rancho
08 Padrasto cruel
09 Retrato da minha infância
10 Travessia do Araguaia
 
TIÃO CARREIRO E PARDINHO
11 Preto fugido
12 Boi soberano
13 Retrato do boi soberano
14 O milagre da vela
15 Exemplo de humildade
16 Menino da porteira
17 Boi veludo
18 Arreio de prata
19 Catimbau
20 Meu pai
21 Morte do Ferreirinha
22 O mineiro e o italiano
23 O prato do dia
24 Pai sem coração
25 Velho peão
26 Couro de boi
27 Resposta do couro de boi
 
TONICO E TINOCO
28 Cabocla Tereza
29 Chico Mineiro
30 história da minha vida
31 Menino da porteira
32 Moreninha linda
33 Mourão da porteira
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!