segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FRANCISCO ALVES, O REI DA VOZ




Francisco de Morais Alves (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1898 — Pindamonhangaba, 27 de setembro de 1952) foi um dos mais populares cantores do Brasil.
 
Filho de portugueses, nasceu na região central do Rio de Janeiro, mais precisamente à Rua Conselheiro Saraiva. Seu pai era dono de um botequim. Começou sua carreira em 1918, nas companhias de teatro de João de Deus e Martins Chaves, e após, na companhia de Teatro São José, pertencente a José Segreto.
 
Seu primeiro sucesso foi a marcha carnavalesca O Pé de Anjo, do compositor Sinhô. Na época, devido ao seu timbre de voz inconfundível, era conhecido como "O Rei da Voz". Compôs com Orestes Barbosa algumas obras-primas da canção brasileira: "Meu Companheiro", A Mulher que Ficou na Taça", "Dona da Minha Vontade" "Por Teu Amor".
 
Morreu em 1952, vitimado por um acidente na Via Dutra, voltando ao Rio de Janeiro de uma viagem à capital paulista, tendo ao lado o amigo Haroldo Alves; o carro (um Buick) por ele mesmo dirigido foi atingido por um caminhão que vinha na contramão e o cantor morreu instantaneamente, próximo à cidade de Pindamonhangaba (SP). No trajeto até o Rio de Janeiro o caixão foi sendo recoberto de flores pelo povo. Seu epitáfio foi escrito pelo jornalista David Nasser: "Tu, só tu, madeira fria, sentirás toda agonia do silêncio do cantor".
 
Francisco Alves já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Cyl Farney no filme "Chico Viola Não Morreu" (1955), Mário Gomes no filme "Tabu" (1982), Jandir Ferrari no filme "Nelson Gonçalves" (2001) e Fernando Eiras na mini-série "Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor" (2010).



Clique no link abaixo e faça o Download de algumas canções interpretadas por Francisco Alves, O Rei da Voz.
 
 
01 Boa noite amor
02 Serra da Boa Esperança
03 Favela
04 Misterioso amor
05 É bom parar
06 Reminiscência
07 Reflorir da minha vida
08 Só nós dois no salão... E esta valsa
09 Grau dez
10 Guardo no coração
11 Ela disse adeus
12 Foi ela
13 Na virada da montanha
14 Por teu amor
15 Canção do meu amor
16 Minha serenata
17 Não sei
18 Tua partida
19 A mulher que ficou na taça
20 Longe dos olhos
21 Lembro-me ainda
22 Sobe meu balão
23 O que é que você quer mais
24 Sem ela


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!