segunda-feira, 30 de abril de 2012

HENRICÃO


Henrique Felipe da Costa é o nome de batismo do ator, compositor e intérprete "Henricão" (Itapira - SP - 11 de janeiro de 1908 / Rio de Janeiro - RJ - 11 de junho de 1984).

De origem humilde, foi motorista particular em São Paulo e, na área artística, cantou em circos, parques de diversão, festas populares no Nordeste e foi até ator, quando, na década de 50, interpretou o escravo rebelde Justino de "Sinhá Moça", filme de Tom Payne. Na televisão, Henricão particou das novelas "O Tronco do Ipê" (1982), "Os Imigrantes" (1981), "O Direito de Nascer" (1978) e do seriado "Vigilante Rodoviário". Recebeu sete prêmios como ator.
A grande paixão de Henricão era a Escola de Samba Vai-Vai, que ele viu ser fundada como cordão carnavalesco e para a qual compôs vários sambas, inclusive, o primeiro de 1928: "Quem vive aborrecido distrai no Bloco Carnavalesco Vai Vai". Também de sua autoria foi o samba de 1929, que dizia "O Vai Vai na rua faz tremer a terra / Quem está ouvindo e não vê / Chega a pensar que é guerra".

Foi o primeiro Rei Momo negro da história do Carnaval Paulista, em janeiro de 1984, pouco antes de falecer, aos 76 anos e com 130 quilos.

Foi o descobridor de Carmen Costa, com quem formou dupla desde 1938 até o início dos anos 1940. Com ela apresentou-se em várias feiras de amostras e gravou alguns sucessos como "Onde está o dinheiro", dele próprio, "Dance mais um bocado", dele e Príncipe Pretinho, grande sucesso em 1940 e "Samba, meu nego", de Buci Moreira e Miguel Bastos.

Compôs, com Nelson Cavaquinho e Rubens Campos, o primeiro samba gravado de Nelson Cavaquinho, interpretado por Alcides Gerardi: "Não faça vontade a ela".

É autor de vários sucessos gravados por Carmen Costa, como "Só vendo que beleza", em parceria com Rubens Campos, sucesso em 1942 e "Está chegando a hora", também em parceria com Rubens Campos, música que se tornou um dos maiores sucessos de carnaval de todos os tempos, além de ser cantada pelas torcidas dos times vencedores em jogos de futebol, vôlei e basquete, quando a partida está terminando. "Está chegando a hora" é uma versão para a música mexicana "Cielito Lindo" e foi duramente criticada por Ary Barroso, por constituir, segundo ele, plágio.

Na década de 1980, voltou a reeditar sua dupla com Carmen Costa, chegando a gravar pelo Estúdio Eldorado um LP intitulado "Henricão - Recomeço" (foto abaixo), que teve pouca repercussão.



Henricão faleceu vítima de um acidente vascular cerebral no dia 11 de junho de 1984.



Clique nos links abaixo e faça o Download do LP Recomeço e de uma coletânea com algumas composições do mestre Henricão interpretadas por ele e diversos artistas e algumas canções de outros compositores interpretadas por ele.




01 Só vendo que beleza
02 Andorinha
03 Sons dos carrilhões
04 Sou eu
05 Carmelito
06 Saravá, Umbanda
07 Está chegando a hora
08 Deu cupim
09 Não faça hora
10 Já é madrugada
11 Meu crime
12 Meu grande desejo





01 Moreninha do sertão - Henricão e Sarita
02 Noiô, noiô - Henricão e Sarita
03 Chora meu goguê - Henricão e Sarita
04 Prá que tanto ciúme? - Henricão
05 Qual foi o mal que te fiz - Henricão
06 Onde está o dinheiro? - Henricão e Carmen Costa
07 Não dou motivo - Henricão e Carmen Costa
08 Dance mais um bocado - Henricão e Carmen Costa
09 Não quero conselho - Henricão e Carmen Costa
10 Samba, meu nêgo - Henricão e Carmen Costa
11 Não posso viver sem você - Henricão e Carmen Costa
12 Será possível? - Ciro Monteiro
13 Está chegando a hora - Carmen Costa
14 Só vendo que beleza - Carmen Costa
15 Carmilito - Carmen Costa
16 Caramba - Carmen Costa
17 A festa é boa - Henricão e Carmen Costa
18 Já é de madrugada - Carmen Costa
19 Dever de um brasileiro - Henricão
20 Chorei de dor - Carmen Costa
21 Não me abandone - Carmen Costa
22 Casinha da Marambaia - Carmen Costa
23 Siga seu destino - Carmen Costa
24 Bahia, terra santa - Carmen Costa
25 Chegou a hora - Garoto
26 Casinha da Marambaia - Roberto Ferri
27 Marcha dos democráticos - Henricão
28 Não me abandone - Henricão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!