domingo, 15 de abril de 2012

100 ANOS DE SAMBA - OS CARETAS


Cresci ouvindo esta coleção que herdei do meu tio Francisco.

É uma coleção clássica no mundo do samba: "100 Anos de Samba - Os Caretas"!

Lançado pela gravadora Polydor em 1975 e gravado pelo grupo Os Caretas, os três LP's da coleção representam a história e evolução do principal gênero musical do Brasil, o Samba.

 A coleção original possui um encarte de luxo (foto abaixo), que contém todas as letras das músicas dos discos, seus compositores e a história de cada uma das canções.



O repertório segue uma linha evolutiva e tenta provar, através de vários relatos, que o gênero musical SAMBA surgiu bem antes do nosso conhecido "Pelo Telefone", de 1917 (primeira música registrada como gênero musical SAMBA), por isso o título sugestivo, 100 Anos de Samba (já que, na verdade, na época da gravação, o gênero musical SAMBA teria apenas 58 anos).

E é isso que as músicas deste álbum pretendem fazer, oferecer ao mesmo tempo o melhor do Samba em toda a sua história, e as informações necessárias para aumentar nosso conhecimento sobre um gênero de música que só conservará  a sua vitalidade enquanto refletir a realidade do povo que o criou.


Clique nos links abaixo e faça do Download dos três volumes da coleção 100 Anos de Samba - Os Caretas.





01 Nêgo véio quando morre / Dança do bolim-bolacho / Cabôca di Caxambá
02 Urucubaca miúda / Pelo telefone / Já te digo
03 Esta nêga qué mi dá / Tatu subiu no pau / Patrão prenda seu gado
04 Cristo nasceu na Bahia / Jura / Vamos deixar de intimidade
05 Risoleta / No Rancho Fundo / Minha cabrocha
06 Mulher de malandro / A tua vida é um segredo / Fita amarela
07 Vai haver barulho no chatô / Para me livrar do mal / Minha palhoça
08 Feitiço da vila / Minha embaixada chegou / João Ninguém
09 Foi ela
10 Adeus batucada / Conversa de botequim / Tarzan (O filho do alfaiate)
11 Na virada da montanha / No tabuleiro da baiana / Favela
12 Aquarela do Brasil / O que é que a Maria tem / Feitio de oração / Arrasta a sandália
13 Sabiá Laranjeira / Se acaso você chegasse / Na mão direita / Porteiro suba e veja



01 Samba da minha terra / Roda pião / O que é que a baiana tem
02 Da cor do pecado / Camisa amarela / Disseram que voltei americanizada
03 Recenseamento / Helena, Helena / Leva meu samba
04 Amigo urso / Rosa Morena / Ai! Que saudades da Amélia
05 Aos pés da Santa Cruz / Largo da Lapa / Beija-me
06 Pra machucar meu coração / Marina / Atire a primeira pedra
07 Mensagem-Brasa / As três horas da manhã
08 Fracasso / Adeus (5 letras que choram) / Caminhemos
09 Nervos de aço / Vida da minha vida / Enlouqueci
10 Rio / Madrugada / A Lapa
11 Velhas cartas de amor / Nega maluca / Cadeira vazia
12 Antonico / Vingança / Risque



01 Ninguém me ama / Se eu errei
02 Zé Marmita / Estatutos da Gafieira / Pois é...
03 Saudosa maloca / Mulata assanhada / Samba do Arnesto
04 A voz do morro / Saudade da Bahia / Viva meu samba
05 Se todos fossem iguais a você / Piston de Gafieira / A felicidade
06 Desespero de causa / Na cadência do samba / Volta por cima
07 Lá vem Mangueira / Bigorrilho / Trem das onze
08 Amor proibido / Laranja madura / Samba do Crioulo Doido
09 Zazueira / Casa de bamba / Lapinha
10 Aquele abraço / Cadê Tereza
11 O pequeno burguês / Madalena
12 Filosofia do samba
13 Ê baiana / Me deixa em paz / Partido alto / Quero sim



                                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!