quinta-feira, 15 de março de 2012

NORIEL VILELA



Aonoriel Vilela de Arantes é o nome de batismo do cantor Noriel Vilela, que nasceu e cresceu no bairro carioca de Lins de Vasconcelos.

Teve uma infância pobre e se tornou torneiro mecânico na adolescência. Amante da boemia e dono de uma voz baixo profundo, na década de 50 foi convidado a participar do conjunto "Cantores de Ébano", formado por Nilo Amaro (Moisés Cardoso Neves) e um coro de vozes negras femininas e masculinas (um soprano, um mezzo soprano, um contralto, dois baixos, um tenor e três barítonos), com destaque para o baixo Noriel Vilela.

Dez anos após o conjunto se desfazer, Noriel gravou um "Compact Disc" (um LP de tamanho reduzido, com duas ou quatro faixas, no máximo) com uma música que se tornou um grande sucesso na época: "Só o ôme".

Na verdade foi uma grande surpresa para mim ouvir essa gravação e descobrir quem era o seu intérprete, pois com 13 anos eu quase furei esse "Compact" do meu pai de tanto ouvir!

Devido ao grande sucesso do "single", a gravadora Copacabana gravou um LP de Noriel com 12 músicas, com o título de "Eis o ôme".

O mais contundente sucesso de Vilela foi a canção "Dezesseis Toneladas", uma versão em português de um clássico norte-americano de 1940, "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis. A banda paulista Funk Como Le Gusta regravou a versão de Vilela, tentando até mesmo reproduzir sua voz grave, no álbum "Roda de Funk".

Noriel Vilela morreu em 1974, vítima de uma reação alérgica à anestesia de seu dentista.



Clique nos links abaixo e faça o Dowload dos álbuns "Eis o Ôme" (com quatro faixas adicionais, incluindo Dezesseis Toneladas) e "Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano".



01 Promessado
02 Saravando Xangô
03 Só o ôme
04 Meu caboclo não deixa
05 Prá Iemanjá levar
06 Samba das águas
07 Eu tô vendo no copo
08 Acredito, sim
09 Peço licença
10 Cacundê, cacundá
11 Acocha, Malungo
12 Saudosa Bahia
13 Je suis la Maria
14 O gira
15 Dezesseis Toneladas
16 Todo enrolado





01 Uirapuru
02 Leva eu sodade
03 Suas mãos
04 A lenda do Abaeté
05 Azulão
06 Minha graúna
07 Dorinha
08 Tammy
09 Fiz a cama na varanda
10 Down by the riverside
11 Greenfields
12 Vaqueiro prevenido
13 Ellie Lou
14 Canção de ninar meu bem
15 A lenda do rio Amazonas
16 Urutau
17 Eu e você
18 Devaneio
19 Boa noite
20 Nobody knows the trouble i've seen


Um comentário:

  1. Pô cara muito bom mesmo esse seu blog hein !! Parabéns !! Se puder gostaria que disponibiliza-se alguns discos e também a biografia do grande Djalma Pires, um dos grandes de São Paulo e poucos lembram dele ... Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!