segunda-feira, 26 de março de 2012

ADALTO MAGALHA


Adaltro Magalhães Gavião é o nome de batismo do compositor Adalto Magalha, nascido no Rio de Janeiro no dia 09 de Janeiro de 1945.

Em 1986, foi lançado pela gravadora Fama o LP "Explosão do pagode", no qual participou ao lado de Carlos Sapato, Cláudio Camunguelo, Baita, entre outros. No LP interpretou três composições de sua autoria: "Senhor cidadão" (c/ Acyr Marques), "Fonte de energia" e "Eu gosto assim", as duas últimas em parceria com Adilson Victor. Almir Guineto gravou em LP ainda neste ano "Super man" (c/ Almir Guineto), "Cenário" (c/ Capri e Almir Guineto), "Santo errado" (c/ Almir Guineto e Capri) e "Feito aguardente" (c/ Almir Guineto); e em 1987, em outro disco do mesmo cantor, foram gravadas "Eterno companheiro"(c/ Guará da Empresa e Almir Guineto), "Surra de açoite" (c/ Almir Guineto), e a faixa-título "Perfume de champagne" (c/ Almir Guineto e Vanilda Bazeth). Neste mesmo ano de 1987, Jovelina Pérola Negra lançou o LP "Luz do repente", no qual incluiu "Banho de felicidade" (c/ Wilson Moreira) e "Trama" (c/ Almir Guineto).

Em 1988, compôs para a G. R. E. S. Unidos de Cabuçu o samba-enredo "Milton Nascimento, sou do mundo, sou de Minas Gerais", em parceria com Paulinho Tapajós, Edmundo Souto, Adilson Gavião, Dudu e Sérgio Magnata.

No ano de 1989 Almir Guineto no LP "Jeito de amar" gravou algumas composições de Adalto Magalha: "Trabalho gigante" (c/ Almir Guineto e Carlos Senna), "Dura missão" (com Almir Guineto, J. Lauriano, Carlinhos Russo e Zezinho do Vale), "Lindo requebrado" (c/ Almir Guineto, Beto Sem Braço e Carlos Senna), "Mãe natureza"(c/ Almir Guineto), "Lugar ao sol" (c/ Arlindo Cruz e Almir Guineto), "Grande herói" (c/ Almir Guineto, Chico Serra e Guará da Empresa), e a faixa-título "Jeito de amar"(c/ Almir Guineto). Ainda em 1989 Beth Carvalho gravou "Corda no pescoço" (Adalto Magalha e Almir Guineto). Dominguinhos do Estácio interpretou três composições de sua autoria: "Sob os olhos de Oxalá" (c/ Pedrinho da Flor e Zé Roberto) e "Sede de amor" (c/ Pedrinho da Flor). Outra composição sua deu nome ao disco de Dominguinhos do Estácio: "Gosto de festa" (c/ Carlos Senna e Almir Guineto).

Em 1990, Reinaldo, no disco "Coisa sentimental", pela gravadora Continental, incluiu "Doce lembrança", em parceria com Almir Guineto.

No ano de 1998, o grupo Razão Brasileira gravou três parcerias suas com Pedrinho da Flor: "Medo", Telefone" e "Eu menti". No ano seguinte, Leci Brandão, no disco "Auto-estima", pela gravadora Trama, interpretou "Rendição", em parceria com Almir Guineto e Capri.

Em 2000, a Escola de Samba Tradição desfilou com um samba-enredo de sua autoria em parceria com Lourenço, "Liberdade! Sou negro, raça e Tradição", puxado por Wantuir. No ano seguinte, ainda em parceria com Lourenço, a Tradição desfilou com o samba-enredo "O Homem do Baú - Hoje é domingo, é alegria, vamos sorrir e cantar!", uma homenagem a Sílvio Santos.

No ano de 2002, outra vez em parceria com Lourenço, a escola Tradição desfilou com o samba-enredo "Os encantos da Costa do Sol".

No ano de 2003 compôs com Lourenço o samba-enredo "O Brasil é penta - R é 9 - o Fenômeno iluminado", com o qual a Tradição desfilou no carnaval. Neste mesmo ano sua composição "Banho de felicidade" (c/ Wilson Moreira), foi incluída no CD "Alma feminina", de Eliane Faria, lançado pelo selo ICCA (Instituto Cultural Cravo Albin).

No ano de 2005, ao lado de Jorginho China, Paulinho Mocidade, Leandro Fregonesi e Eliane Faria, foi um dos convidados de Roberto Serrão em shows no bar Dama da Noite, na Lapa, show no qual lançou o CD "Samba de tradição" (disponibilizado aqui, para download).


Clique nos links abaixo para fazer o Download do CD "Samba de Tradição" e de uma coletânea de composições de Adalto Magalha com vários intérpretes.



01 Na hora de voltar
02 Banho de felicidade
03 Luz divina
04 Amor e festança
05 Mãe natureza
06 Perfume de champanhe
07 Onde o sol se perfuma
08 Quem mandou
09 Amar é bom
10 Tá frio lá fora
11 Ah, moleque / Nosso fogo / Rendição
12 Feito Aguardente / Momentos de prazer / Hoje vou pagodear
13 Passe bem




Almir Guineto
01 Perfume de champanhe
02 Rendição
03 Superman
04 Azul do meu céu
05 Cenário
06 Cristo traído
07 Desavença
08 Santo errado
09 Onde o sol se perfuma
10 Momentos de prazer
11 Feito aguardente
12 Sorriso novo
13 Surra de açoite
14 Eterno companheiro
15 Os melhores momentos
Jovelina Pérola Negra
16 Golpe de azar
17 Trama
18 Banho de felicidade
Dominguinhos do Estácio
19 Gôsto de festa
Exaltasamba
20 É você
Fundo de Quintal
21 Amar é bom
22 Nosso fogo
Intuição
23 Todo amor do mundo
Kiloucura
24 Eu te amo
Macarrão do Banjo
25 Colcha de retalhos
Mestre Marçal
26 Os malês
27 A arte de perdoar
Mussum
28 Verdade expressa
Pedrinho da Flor
29 Fria solidão
30 Encontro do céu e do mar
Adalto Magalha e Sapato
31 Vida boa / Eu gosto assim / Meu negócio é pagodear
Soweto
32 Canção Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!