quarta-feira, 18 de julho de 2012

JOÃO NOGUEIRA


 
João Nogueira (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1941 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro.

Filho do advogado e músico João Batista Nogueira e irmão da também compositora, Gisa Nogueira, cedo tomou contato com o mundo musical. Logo aprendeu a tocar violão e a compor em parceria com a irmã.
Com apenas 17 anos, já era diretor de um bloco carnavalesco no bairro carioca do Méier. Nesta época, a gravadora Copacabana gravou sua composição Espera, ó nega, que João cantou acompanhado pelo conjunto depois chamado Nosso Samba. Em 1970, Elizeth Cardoso ouviu a gravação de sua composição Corrente de aço e resolveu regravá-la.
Em 1971, teve obras suas gravadas por Clara Nunes (Meu lema) e Eliana Pittman (Das duzentas pra lá). Como esta música defendia a ampliação do mar territorial do Brasil para 200 milhas, medida adotada pelo regime militar, João sofreu patrulha ideológica.

Ainda em 1971, João passou a integrar a ala de compositores da Portela, sua escola de coração, onde venceu um concurso interno com o samba Sonho de Bamba. Mais tarde fez parte do grupo dissidente que saiu da Portela para fundar a Tradição. Fundou também o bloco "Clube do Samba", que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca.
Em mais de quatro décadas de atividade, João gravou 18 discos. Teve vários parceiros, mas o mais importante foi certamente Paulo César Pinheiro.

Quando morreu, vitimado por um enfarte, em 2000, João organizava um espetáculo numa grande casa noturna de São Paulo, e que resultaria no lançamento de uma gravação ao vivo.
Com sua morte, vários colegas se juntaram para apresentar, nas mesmas datas e no mesmo local, um espetáculo em sua homenagem. Participaram Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz e Sombrinha, Emílio Santiago, Carlinhos Vergueiro e a família de João: o sobrinho Didu, o filho Diogo e a irmã e parceira Gisa. O show foi gravado para o disco João Nogueira, Através do Espelho.



Clique no link abaixo para fazer o Download de algumas composições de João Nogueira.

01 Espelho (Ao Vivo com Paulo César Pinheiro)
02 Além do Espelho (Ao Vivo com Paulo César Pinheiro)
03 Espelho
04 Além do Espelho
05 Espelho (outra versão Ao Vivo)
06 E agora, Drummond?
07 Das 200 prá lá
08 Súplica / Poder da criação / Minha missão
09 Entenda a Rosa
10 Nó na madeira / Maria Rita / Clube do samba II
11 Linguagem do morro / Favela / O samba do operário
12 Espera, oh nêga
13 Serenô
14 Chico Preto (Ao Vivo com Paulo César Pinheiro)
15 Clube do samba
16 Moda da barriga
17 Gago apaixonado
18 Mineira / Batendo a porta / Eu hein, Rosa
19 Baile no elite
20 Vamos deixar de intimidade
21 Pimenta no vatapá


Abaixo, dois vídeos do programa ENSAIO, produzido pela TV Cultura, onde João Nogueira interpreta as músicas Espelho e Além do Espelho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!