sexta-feira, 20 de julho de 2012

ROYCE DO CAVACO


Royce do Cavaco, batizado Royce Todoverto (São Paulo, 8 de outubro de 1961) é cavaquinista, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo. Atualmente ocupa o posto de intérprete oficial da Nenê de Vila Matilde e recentemente passou a integrar também a Acadêmicos do Tatuapé, porém já teve passagens pela Águia de Ouro, Rosas de Ouro, X-9 Paulistana e Tom Maior.

Com sua carreira ligada ao carnaval paulistano, passou a fazer parte do mundo do samba ainda jovem, quando tocava seu cavaco nas rodas de samba formadas durante os jogos de futebol de várzea na capital paulista, acompanhando os irmãos. Dessa forma, conheceu muitos nomes nas escolas de samba Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, passando a frequentar esta última e a integrar a ala de compositores. No entanto, passou a ter destaque um pouco mais tarde, quando venceu sua primeira composição de samba-enredo na Águia de Ouro em 1982, sendo também o intérprete da agremiação naquele mesmo ano. Em 1983 tornou-se intérprete oficial da Rosas de Ouro, onde permaneceu até 1994, sendo campeão 6 vezes (1983, 1984, 1990, 1991, 1992 e 1994). Depois foi para a X-9 Paulistana, e lá foi campeão duas vezes (1997 e 2000).

Royce é um dos intérpretes de samba-enredo que optou pela carreira de cantor profissional e pode ser visto fazendo apresentações o ano todo. Tem um estilo inconfundível, e possui em seu trabalho a influência do samba carioca sem perder a tradição de sua terra. E foi fazendo carreira solo que conseguiu projetar sua imagem em todo o Brasil. Royce gravou seu primeiro disco no ano de 1988, após ter conquistado o segundo lugar em um concurso de pagode promovido pela Rádio Manchete um ano antes.

Mas seu maior sucesso até hoje na mídia foi a música Frente a Frente, que ficou seis meses nas primeiras colocações das rádios. Foi nessa ocasião que o músico atingiu o auge de sua carreira, na segunda metade da década de 1990, quando chegou a gravar quatro álbuns consecutivamente (1994 a 1997).

Também já compôs alguns sucessos, entre eles Dádiva de Deus, Coisa do Destino, Ter e Não Ter e Receio, ao lado do amigo e também compositor Sidnei Castello Branco, o Sidão.

Paralelamente à função de intérprete, depois de mais de quatro anos sem gravar, em 2006 lançou mais um álbum, o nono de sua carreira, cuja música de trabalho é o sucesso Não é Hora Prá Chorar. Em 2009, lançou em agosto a música Lição de Amor, tema do personagem Clemente, do ator Bemvindo Sequeira, na novela Bela, a Feia. A canção é a primeira do artista incluída em uma trilha sonora de novela.


Clique no link abaixo e faça o Download de uma coletânea de gôsto pessoal de Royce do Cavaco.

01 Prá que brigar
02 Apesar dos pesares
03 Fora de ocasião
04 Nova manhã
05 Chegou sua vez
06 Pingente
07 Coração feito menino
08 O tempo é o juiz
09 Estação da luz
10 Maior que o amor
11 Rainha da cocada preta
12 Chorando estrelas
13 Raro esplendor
14 Tá no ar
15 Questão de assumir
16 Solidão, não é estar só
17 Metade paz, metade dor
18 Briga de casal
19 Tá na cara
20 Prá que vou recordar o que chorei
21 Frente à frente
22 Prá que brigar (ao vivo)
23 Vazio (ao vivo)
24 Coração feito menino (ao vivo)
25 Coisa do destino (ao vivo)





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!