terça-feira, 7 de agosto de 2012

MÁRIO SÉRGIO


Mário Sérgio Ferreira Brochado (10 de dezembro de 1958) é um músico e compositor brasileiro, natural de São Paulo, capital.

Iniciou sua carreira musical em São Paulo, no bairro de Pinheiros, onde estudou violão clássico dos 9 aos 13 anos. Aos 10, venceu o prêmio de melhor calouro infantil em um programa da extinta Rede Tupi, em São Paulo. Mário Sérgio venceu o concurso cantando uma música de Roberto Carlos. Estudante de administração de empresas e depois de economia, já era visto, neste período acadêmico, com seu cavaquinho nos braços (que nunca deixou de tocar), à pretexto de relaxar e confraternizar com seus amigos estudantes. 

Ainda na faculdade, acompanhava como músico convidado e tocando banjo, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Lecy Brandão, Mestre Marçal, Mauro Diniz e muitos outros. É componente da Ala de Compositores da Escola de Samba Vai Vai em São Paulo. Sua vida sempre foi baseada na música e no esporte.

Em 1989, foi convidado para fazer parte do Grupo Fundo de Quintal, onde ficou até o final de 2008, sendo substituído por Flavinho Silva, ex-grupo 100%.

Mário Sérgio possui composições gravadas há mais de vinte anos, mas somente no Grupo Fundo de Quintal ele encontrou o reconhecimento da mídia.

Curiosamente, em seu site, mais precisamente no link Minhas ComposiçõesMário Sérgio não cita nenhuma composição sua da discografia do Grupo Fundo de Quintal (que foi o grupo que mais gravou músicas suas), me fazendo acreditar que há uma rusga entre eles. Ele apenas cita uma música da discografia do Fundo de Quintal: Fada (composição sua e também do saudoso Luiz Carlos da Vila)! Em outro link a história da letra é descrita com detalhes e de forma emotiva pelo compositor.

Mário Sérgio lançou em 2010 o trabalho solo “Nasci Pra Cantar e Sambar”. O cd tem produção de Paulão 7 Cordas e conta com músicos de primeira linha como: Claudio Jorge e Carlinhos 7 cordas (violões), Mauro Diniz (cavaquinho), Jamil Joanes (baixo), Camilo Mariano(bateria) , Esguleba, Pirulito , Jaguara e Trambique (percussões) e Márcio Wanderley (banjo).


Clique no link abaixo e faça o Download das composições de Mário Sérgio interpretadas por Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Reinaldo, Art Final, Tobias da Vai-Vai, JB Samba, Biro do Cavaco, Grupo Improviso, Só Preto Sem Preconceito, Arlindo Cruz e Sombrinha, Grupo Tempero, Marquinhos Satã, Mauro Diniz, Grupo Pirraça, Boca Nervosa e Jorge Aragão.

Fundo de Quintal
01 Menina da colina
02 Um lindo sonho
03 Não tão menos semelhante
04 Nas ondas do partido
05 Nos quintais do mundo
06 Quantos morros já subi
07 Rio sem água
08 Amor dos deuses
09 Fada
10 Frasco pequeno
11 Ilha da roça
12 Saravá, meu Pai
13 Modesto abrigo
14 Viva a natureza
15 Samba
16 Livre prá sonhar
17 Benza eu
18 Canto para a velha guarda
19 Carta musicada
20 Sem rancor
21 Tudo é festa

Zeca Pagodinho
22 Um dos poetas do samba
23 Pixote
24 Mania da gente

Reinaldo
25 Soneto de prazer
26 Ira de hortelã
27 Segredo omitido
28 Olha prá mim

Art Final
29 Luz da poesia
30 Passeio
31 Vou dar um tempo

Tobias da Vai-Vai
32 Madalena
33 Mais uma vez

JB Samba
34 Mais uma vez

Biro do Cavaco
35 Aliança das marés

Grupo Improviso
36 Paixão sem dor

Só Preto Sem Preconceito
37 Prá não me ver chorar

Arlindo Cruz e Sombrinha
38 Quem dera

Grupo Tempero
39 Se você perdoar

Marquinhos Satã
40 Se você perdoar

Mauro Diniz
41 Sequelas

Grupo Pirraça
42 Eterna procura

Boca Nervosa
43 Nêgo véio

Jorge Aragão
44 Teor invendável

Royce do Cavaco
45 Raro esplendor


Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário!