terça-feira, 7 de maio de 2013

ALTAY VELOSO


Altay Veloso (São Gonçalo, 26 de fevereiro de 1951) é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro. É neto de acordeonista, filho de jongueiro capixaba com sacerdotisa de religião de matriz africana.

Aos vinte e um anos faz suas primeiras composições e graças a elas é convidado a integrar algumas das bandas de grande prestígio do Rio de Janeiro, entre elas, “O Rancho” e a “Bando do Bando”, que deu origem à notória banda formada por músicos do primeiro escalão "Black Rio".

Na convivência com esses primorosos instrumentistas, Altay aprimora seu oficio de compor até que, em 1980, participa do MPB Shell. Produzido pelo guitarrista e compositor Durval Ferreira, grava pela RCA (hoje BMG) seu primeiro disco autoral, “O cantador”. O segundo e o terceiro disco vêm em 1983 e 1985, respectivamente, pela extinta Polygram, (hoje Universal) em 1987 e 1988, o disco “Sedução” e “Paixão de D’Artagnan” pela Warner Continental.

Durante esse tempo tem algumas de suas músicas fazendo parte das trilhas sonoras das novelas da Rede Globo, é convidado por três anos consecutivos a tocar no festival de jazz de Montreal, tendo a honra de contar como integrante de sua banda formada por músicos brasileiros, o saxofonista de jazz mais importante do Canadá, Jean Pierre Zanella.

No ano de 1994 Altay, estrategicamente, devido às imposições do mercado fonográfico, interrompe temporariamente sua carreira de cantor pra se dedicar por tempo integral à sua carreira de compositor.

O gosto pela diversidade de formas, como é seu temperamento, o espírito aberto às mais diversas influências musicais contribuem decisivamente para que Altay Veloso possa escrever músicas para conceituados intérpretes da MPB de tendências distintas, entre eles: Elba Ramalho, Daniel, Nana Caymmi, Roberto Carlos, Exaltasamba, Zizi Possi, Leonardo, Selma Reis, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Fat Family, Elymar Santos, Wanderléia, Emilio Santiago, Jorge Vercillo, Belo, Alexandre Pires, Billy & Junny, Christian & Ralph, Netinho de Paula, Fagner, entre tantos outros, num total de mais de 450 músicas.

Clique no link abaixo e faça o Download de algumas composições do grande Altay Veloso nas vozes de Emílio Santiago, Luis Cláudio "Picolé", Péricles, Alexandre Pires, Belo e Netinho de Paula.



Emílio Santiago
01 Perfume Siamês
Picolé
02 Coração Ateu
03 É Demais
Exaltasamba
04 É Demais
05 Picada de Abelha
06 Fogo Selvagem
07 Dez à Um
Só Prá Contrariar
08 Interfone
09 Vem Morar Comigo
Soweto
10 Antes de Dizer Adeus
11 Não Foi à Toa
12 Farol das Estrelas
Negritude Jr
13 Porcelana
14 Amor em Silêncio
15 Bom dia
16 Sedução na pele
Belo
17 Acasalamento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!