domingo, 18 de julho de 2010

O MELHOR DO SAMBA DE RAIZ

Gravado ao vivo em Abril de 2009 na casa do meu parceiro Carlinhos, o Zazueira Music Bar, este pagode traz de volta algumas músicas conhecidas (outras, nem tanto) de vários compositores e intérpretes do mundo do SAMBA.

Conta com a participação da Paulinha (Comunidade Partidária) e vários músicos da Zona Sul de São Paulo.

Quero agradecer de coração à todos que prestigiaram este pagode e, também, à todos que infelizmente não puderam comparecer, mas contribuíram com boas vibrações para a realização do projeto.

Acredito que, pela feição do rosto de algumas pessoas presentes, estavam esperando que eu tocasse o que está rolando nas rádios ou, até mesmo, algumas músicas mais conhecidas; mas o intuito do projeto é exatamente esse, trazer ao conhecimento do povo as músicas que fazem parte da cultura do samba. Ficam registradas aqui, minhas desculpas aos menos avisados.

Fazer sucesso hoje em dia é relativamente fácil, com o apoio de alguns "endinheirados" e acesso à mídia correta; mas imagine fazer sucesso em uma época na qual, quem cantava samba, era marginalizado. Mesmo assim, nada impediu que grandes compositores tivessem suas músicas reconhecidas e eternizadas em meio ao turbilhão chamado MPB. É isso aí, gente, SAMBA é Música Popular Brasileira!

Esses sambistas não imaginavam que suas músicas fariam tanto sucesso nos dias de hoje. Nelson Cavaquinho, Cartola, Candeia, e vários outros compositores da época, faziam do samba um estilo de vida, e não um meio de se promover; suas histórias foram permeadas por muita luta e sacrifícios, devido ao estilo de vida que levavam.

Hoje, as coisas estão mais fáceis. Qualquer um pode dizer que é "sambista", mas apenas alguns poucos vivenciaram realmente este estilo de vida. Não é mole não!

Aos novos sambistas, não deixem de estudar, trabalhar e, principalmente, ter respeito pelos que vieram antes de vocês.

Um abraço à todos...



























Um comentário:

  1. Existes verdadeiros valores que devem ser preservados, este post é simplesmente o melhor que já encontrei....muito bom mesmo...parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!