quinta-feira, 23 de julho de 2009

WILSON MOREIRA




Carioca nascido em 12 de dezembro de 1936, criado no bairro de Realengo. Wilson herdou de sua família a cultura musical. Seus pais e avós adoravam se divertir ao som de ritmos africanos como o jongo, caxambú e o calango. Sua mãe, como o seu pai, era grande defensora das tradições musicais africanas.

Aos 9 anos, perdeu o pai e teve de trabalhar para ajudar em casa, mesmo assim persistiu na escola. Foi então vendedor de amendoim, cocada, entregador de marmita, engraxate, guia de cego e mais tarde seria carcereiro de presídio, profissão que o acompanharia por cerca de 35 anos.
Começou nas escolas de samba de Realengo onde morava. Foi tocar tamborim na Água Branca, que se fundiu posteriormente à Mocidade Independente de Padre Miguel. Já mostrava seu talento artístico, tocava percussão, era passista e fazia suas primeiras composições. Em 1956, Leny Andrade gravou sua primeira música, Antes Assim.

Em 1962 e 63 ganhou os sambas-enredo da escola. Começou a participar de grupos como Os Cinco Só (com Zuzuca, Zito, Jair do Cavaquinho e Velha), que depois mudou de nome para Turma do Ganzá. Com grupo Partido em 5, grava um LP de mesmo nome. Dividia o espaço com bambas como Candeia, Casquinha, Velha e Joãozinho da Pecadora. O disco fez muito sucesso na época. Vendeu tanto que não só gerou duas continuações, como foi motivação suficiente para que o Wilson largasse sua profissão de carcereiro e se tornasse músico profissional. A carreira de Wilson começa a deslanchar. Grava os volumes seguintes dos discos Partido em 5 e duas de suas parcerias com Candeia fazem sucesso. Mel e Mamão com Açúcar e Não Tem Veneno, esta última levava a quadra de sua nova escola, a Portela, à loucura quando interpretada. Quando o Nei Lopes procurava um parceiro para letrar as melodias, Delcio Carvalho disse à ele: "Vem cá que vou te apresentar um sujeito que põe música até em bula de remédio". Formava-se então uma das mais geniais duplas da história da música brasileira.

Parafraseando o Monarco, se for falar dos sucessos do Wilson, hoje não vou terminar.
A dupla gravou dois discos fundamentais de samba, "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes" e "O Partido muito Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes". No final dos anos oitenta, a dupla se desfez em discos. Ambos lançaram discos solo que tinham músicas da dupla, mas também contavam com outros parceiros. Wilson fez dois discos especialmente para o mercado japonês produzidos pelo Tanaka, "Peso na Balança" e "Okolofé". Estes discos contavam com a nata dos instrumentistas brasileiros. Em 97 acontece um acidente, Wilson sofre um derrame. O mundo do samba se une em show para ajudar seu tratamento. O show lotou o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. Mais de 1.000 pessoas aplaudiram extasiadas Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Zé Ketti, Nelson Sargento.


Clique no link abaixo para fazer o download do disco Okolofé, de 1991.




1 - Formiga míuda (Sergio Fonseca - Wilson Moreira) Shopping samba (Wilson Moreira - Marcos Paiva) participação especial: Zeca Pagodinho
2 - Amor demais (Wilson Moreira)
3 - Peito sangrando (Wilson Moreira – Nei Lopes)
4 - Foi tão bonito a gente amar (Wilson Moreira) Belo encontro (Wilson Moreira) participação especial: Délcio Carvalho
5 - Eterna Mangueira (Carlos Cachaça - Wilson Moreira)
6 - Okolofé (Wilson Moreira)
7 - Meu canto alto (Wilson Moreira)
8 - Navio desengano (Paulo George - Wilson Moreira) Minha confissão (Wilson Moreira) participação especial: Luiz Carlos da Vila
9 - Abrolhos da vida (Wilson Moreira) participação especial: Mestre Marçal
10 - Canção de carreiro (Wilson Moreira)
11 - Canção do santos (Wilson Moreira) Cordialmente ao povo (Wilson Moreira) Senhora liberdade (Wilson Moreira – Nei Lopes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!