terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NEI LOPES - SINCOPANDO O BREQUE




Nei Braz Lopes (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1942), ou simplesmente Nei Lopes, é um compositor, cantor e escritor brasileiro. Formado em direito e com 25 livros publicados,
desde cedo descobriu a vocação pela música cantando nas festas do bairro de Irajá, onde nasceu. Em 37 anos de carreira já compôs mais de 300 sambas, entre eles, “Goiabada Cascão” e “Senhora Liberdade”. Notabilizou-se como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira.
Sambista, compositor popular e, hoje, cada vez mais escritor, Nei vem, desde pelo menos os anos 80, marcando decisivamente seu espaço, às vezes com guinadas surpreendentes.

Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas.
Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como Guinga, Zé Renato e Fátima Guedes.

Clique no link abaixo para fazer o download do disco Sincopando o Breque, de 1999, o qual eu considero como o melhor já feito por Nei Lopes.


01 A hora do touro
02 A neta de madame Roquefort
03 Água de barrela
04 Baile no elite
05 Caído com elegância
06 Cara e corôa
07 Coisa feia
08 Feição de boboca
09 Justiça gratuita
10 Ladrão de galinha
11 Noel e Natalina
12 O vendedor de ilusões
13 Rainha do lar
14 Samba na medida
15 Você sabia!
16 Samba do Irajá/ Não foi ela
17 Chave de cadeia


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!