sexta-feira, 20 de julho de 2012

ROBERTO RIBEIRO



Dermeval Miranda Maciel, mais conhecido como Roberto Ribeiro (Campos dos Goytacazes, 20 de julho de 1940 - Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1996) foi um cantor e puxador de samba-enredo brasileiro. Sambista do Império Serrano, Roberto Ribeiro construiu uma respeitável carreira de intérprete e compositor desde a segunda metade da década de 1960. De voz bem timbrada e enxuto fraseado, seu repertório incluiam sambas de todos os tipos, como afoxés, ijexás, maracatus e outros ritmos africanos. Tem mais de 20 discos gravados, com sucessos populares como as canções "Acreditar", "Estrela de Madureira", "Todo Menino É um Rei", "Malandros Maneiros", "Fala Brasil" e "Amor de Verdade".

Filho de Antônio Ribeiro de Miranda (um jardineiro) e Júlia Maciel Miranda, Roberto era um carioca típico, apaixonado por futebol e samba. Aos nove anos de idade, trabalhava como entregador de leite. Naquele tempo, já freqüentava a Escola de Samba Amigos da Farra, da cidade de Campos dos Goytacazes, e participava das festas do tradição "Boi Pintadinho".
Ele foi jogador de futebol profissional em sua cidade natal. Depois de passagens por equipes amadoras (Cruzeiro e Rio Branco), ele se tornou goleiro do Goytacaz Futebol Clube. Era conhecido pelo apelido de "Pneu". Em 1965, Roberto mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro em busca de um lugar em um clube grande carioca.

Chegou a treinar no Fluminense, mas acabou desistindo da carreira e começou a trabalhar com música, a se apresentar no programa "A Hora do Trabalhador", da Rádio Mauá, do Rio de Janeiro. Sua performance chamou a atenção da compositora Liette de Souza (que viria a ser sua esposa), irmã do compositor Jorge Lucas. Ela resolveu apresentá-lo aos sambistas da Império Serrano e Roberto passou a freqüentar as rodas de samba da tradicional escola da Madureira. A diretoria da Império convidou-o para ser o puxador de samba-enredo da escola no Carnaval de 1971.

Ele aceitou, mas se afastou nos dois carnavais seguintes para gravar seus primeiros discos como cantor. A partir de 1974, Roberto Ribeiro firmou-se como puxador oficial da Império, defendendo a agremiação até o Carnaval de 1981.

Sua carreira como cantor ganhou impulso a partir de 1972. Passou a sofrer de um seríssimo problema de vista e, em Janeiro de 1996, faleceu em virtude de um atropelamento no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Um ano antes, em 1995, a EMI-Odeon lançou a coletânea "O Talento de Roberto Ribeiro", na qual compilou 22 sucessos de seus vários discos. Roberto participara ainda naquele ano do disco-homenagem "Clara Nunes com Vida", produzido por Paulo César Pinheiro, no qual interpretou um dueto com Clara Nunes, "Coisa da Antiga" (de Wilson Moreira e Nei Lopes).Sua vida foi contada em livro de autoria de sua própria esposa, Liette de Souza Maciel, com o título "Dez anos de saudade" (Potiguar Editora).


Clique no link abaixo para fazer o download dos maiores sucessos de Roberto Ribeiro.

01 Malandros maneiros
02 Aurora de um sambista
03 Recordações de um batuqueiro - Com Elza Soares
04 A voz do morro
05 Ganzá do Seu Leitão
06 Você não sabe
07 Ginga, Angola
08 Abra a roda
09 Mel prá minha dor - Com Alcione
10 Céu de pudor, mar de paixão
11 Não me deixe
12 Acreditar
13 Resto de esperança
14 Tempo ê...
15 Todo menino é um rei
16 Meu drama (Senhora tentação)
17 Estrela de Madureira
18 Amor de verdade
19 Vazio
20 Ingenuidade
21 Amar como eu te amei
22 Só chora quem ama
23 O quitandeiro
24 Liberdade
25 Só prá chatear
26 Triste desventura
27 Já que não existe mais
28 Pá nela
29 Perdoei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!