sexta-feira, 20 de julho de 2012

PAULO DA PORTELA


Paulo Benjamim de Oliveira, o "Paulo da Portela", nasceu em 18 de Junho de 1901 na Santa Casa de Misericórdia, nas fraldas do "Morro do Castelo", centro do Rio de Janeiro.

Cresceu no bairro da Saúde, mudou-se por volta de 1920 com a mãe para o longínquo subúrbio de Oswaldo Cruz.
Integrando-se ao novo bairro, tornou-se o mais respeitado líder comunitário da localidade, fundando a Portela juntamente com seus companheiros. Ali casou-se e viveu intensamente, até falecer num domingo, 30 de Janeiro de 1949.
Modesto lustrador de profissão, é reconhecido como um sambista completo, pois compunha, cantava, dançava, tocava instrumento e versava como poucos.
Em 1935 foi eleito o maior compositor das Escolas de Samba, em concurso popular organizado pelo jornal "A Nação".

Paulo da Portela foi um dos que mais lutaram para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha a respeito do sambista, de malandro e vagabundo, para a de artista de respeito. Para isso, ele impôs vestuário próprio para sua agremiação, e defendia que todos os portelenses estivessem devidamente vestidos com as cores da escola no dia do desfile. Foi o primeiro presidente da Portela e sua casa foi a primeira sede da escola, muito embora nesta época a sede não fosse nada além de um lugar para guardar os instrumentos.

No carnaval de 1941, um desentendimento com a diretoria da escola causou o que parecia ser impossível: Paulo deixou a Portela, levando-o à compor o samba "O meu nome já caiu no esquecimento".

Em 1989 foi gravado um tributo à Paulo da Portela chamado "Velha Guarda da Portela - Homenagem à Paulo da Portela", produzido por Katsunori Tanaka, produtor e jornalista japonês.



A homenagem conta com a participação da Velha Guarda da Portela, Manacéa, Chico Sant'anna, Alberto Lonato, Osmar do Cavaco, Monarco, Casquinha, Argemiro, Cabelinho, Casemiro, Doca, Eunice e Surica.

Todas as composições são de Paulo da Portela e algumas com parceiros como Cartola (Deus te ouça), Monarco (Este mundo é uma roleta), Casquinha (Ópio) e Heitor dos Prazeres (Cantar para não chorar).



Clique no link abaixo para fazer o download do CD Homenagem à Paulo da Portela.


01 Linda Guanabara
02 Homenagem ao morro azul/ Para que havemos de mentir/ Cantar de um rouxinol
03 Teste ao samba
04 Conselho
05 Deus te ouça
06 O meu nome já caiu no esquecimento
07 Quem espera sempre alcança
08 Linda borboleta
09 Cocorocó
10 Este mundo é uma roleta
11 Ópio
12 Cantar para não chorar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!