quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MONARCO



Monarco está entre os compositores mais respeitados da sua geração. E, mesmo sendo um dos mais jovens integrantes da Velha Guarda da Portela é autor de músicas que foram sucessos nas vozes de Martinho da Vila (Tudo menos Amor), Paulinho da Viola (Passado de Glória) e Clara Nunes (Rancho da Primavera). Monarco da Portela é o nome artístico do carioca Hildemar Diniz, que tem 66 anos de idade e 50 anos de samba, e sua geração tende a se perpetuar no samba, pois além do filho, o grande maestro Mauro Diniz, tem o Marcos Diniz, que também é compositor. Os filhos seguem a tradição de Monarco e seus parceiros da antiga, todos já falecidos: Alcides Dias Lopes(o Malandro Histórico da Portela), Chico Santana, Manacea, Mijinha e Candeia. Atualmente seu parceiro mais constante é o Ratinho de Pilares, com quem fez: Coração em Desalinho, Tudo Menos Amor, e Vai Vadiar.

Nestas cinco décadas gravou apenas quatro discos, mas que foram lançados também na Europa, Japão e Estados Unidos. Seu ultimo CD, "A Voz do Samba", lançado pelo selo Kuarup, em 1995, lhe rendeu um prêmio Sharp de melhor cantor do gênero. Todos os grandes intérpretes do samba gravaram músicas do Monarco. Entre eles: João Nogueira, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Maria Creuza, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, cujo primeiro grande sucesso aliás foi "Coração em Desalinho". Sua música exibe a forma tradicional dos autênticos sambas de terreiro ou samba de raiz, como o próprio compositor gosta de classificá-la. A linha melódica dolente é prato cheio para expor o belo registro vocal grave que possui. No repertório constam músicas suas como: Quitandeiro, Tudo Menos Amor, O lenço, Passado de Glória, Vai Vadiar.



Clique no link abaixo para fazer o download das músicas compostas e interpretadas pelo grande Monarco e, também, de outros compositores.

01 Quitandeiro
02 Tudo, menos amor
03 Mangueira e suas glórias
04 Duelo fatal
05 O lenço
06 Enganadora
07 A maré, Já lhe esqueci, O que tu queres não pode ser
08 Partido alto da antiga
09 Corri prá ver
10 Você me abandonou
11 João ninguém
12 O samba não pode acabar
13 Ora, vejam só / A malandragem
14 Escurinho
15 O meu nome já caiu no esquecimento (Homenagem à Paulo da Portela)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!