domingo, 12 de maio de 2013

IVONE LARA


Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922) é uma cantora e compositora brasileira.

Formada em Enfermagem, com especialização em Terapia Ocupacional, foi assistente social até se aposentar em 1977. Nesta função trabalhou em hospitais psiquátricos, onde conheceu a dra. Nise da Silveira.

Com a morte da mãe aos três anos de idade, e do pai aos doze, foi criada pelos tios e com eles aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba, ao lado do primo Mestre Fuleiro; teve aulas de canto com Lucília Villa-Lobos e recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.

Casou-se aos 25 anos de idade com Oscar Costa, filho de Afredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira.
Compôs o samba "Nasci para sofrer", que se tornou o hino da escola. Com a fundação do Império Serrano, em 1947, passou a desfilar na ala das baianas. Compôs o samba "Não me perguntes", mas a consagração veio em 1965, com "Os cinco bailes da história do Rio" quando tornou-se a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba.

Aposentada em 1977, passou a dedicar-se exclusivamente à carreira artística. Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Alcione, Fundo de Quintal, Maria Bethânia, Candeia, ExportaSamba, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola , Beth Carvalho, Mariene de Castro e Roberta Sá.

Alguma de suas composições têm parcerias ilustres como Caetano Veloso (Força da imaginação) e Jorge Aragão (Tendência), mas a maioria delas traz a assinatura do cantor e compositor Délcio Carvalho.
Ivone Lara e Délcio Carvalho


Clique no link abaixo para fazer o download de algumas das composições e interpretações da grande dama do samba, Ivone Lara e, também, as interpretações de Beth Carvalho, Fundo de Quintal e Fabiana Cozza.
DOWNLOAD

Ivone Lara
01 Tiê/ Andei para Curimá
02 Sonho meu
03 Sorriso de criança
04 Adeus à solidão
05 Samba, minha raiz
06 Espelho da vida
07 Confesso
08 Em cada canto uma esperança
09 Quisera
10 Liberdade
11 Acreditar
12 Andei para Curimá
13 Alguém me avisou
14 Axé de Ianga (Pai Maior)
15 Muro das lamentações
16 Nasci prá sonhar e cantar
17 O meu amor tem preço
18 Preá comeu
19 Samba de roda para Salvador
20 Tendência
21 Doces recordações (Gravação rara com Exportasamba)

22 Adeus de um poeta
23 Resignação
24 Tiê

Beth Carvalho
25 Força da imaginação

Fundo de Quintal
26 Cansei de esperar você
27 Resignação

Fabiana Cozza
28 Doces Recordações (Com Ivone Lara)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!