domingo, 12 de maio de 2013

BETO SEM BRAÇO



Laudenir Casemiro, mais conhecido como Beto Sem Braço, (Rio de Janeiro, 1940 — Rio de Janeiro, 15 de abril de 1993) foi um cantor e compositor brasileiro.
O sambista trabalhou como feirante no Rio de Janeiro. Seu apelido lhe foi dado na infância, em conseqüência de uma queda de cavalo, na qual perdeu o braço direito. No início da década de 1970, sua canção "Ai Que Vontade", interpretada por Oswaldo Nunes, fez grande sucesso em nível nacional.

Beto Sem Braço pertenceu à ala de compositores da Vila Isabel até 1981 quando, descontente com a desclassificação de seu samba, atirou no presidente e no vice-presidente da escola Jamil Cheiroso e Roberto Cunha, respectivamente. Transferiu-se para a Escola de Samba Império Serrano, levado pelo compositor Aluísio Machado. No ano seguinte, a dupla ajudaria a escola de samba a vencer o carnaval daquele ano, com o samba "Bum Bum Paticumbum Prugurundum". Beto foi também diretor de bateria da Império Serrano por vários anos.
O compositor morreu em 15 de abril de 1993, aos 53 anos, no Rio de Janeiro, vitimado por tuberculose, deixando um histórico de 99 músicas gravadas.

Vários intérpretes gravaram suas músicas como: Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flôr, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Oswaldo Nunes, Leci Brandão, Bezerra da Silva e os grupos Originais do Samba e Fundo de Quintal; mas o intérprete que mais gravou músicas de autoria de Beto Sem Braço foi o carioca Jessé Gomes da Silva Filho, o "Zeca Pagodinho".

Clique no link abaixo para fazer o download de algumas das composições de Beto Sem Braço interpretadas por Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Bezerra da Silva, uma parceria de Beth Carvalho e Martinho da Vila e Mussum.

Zeca
01 Depois do temporal
02 Jibóia comeu o boi
03 Boêmio feliz
04 Zé Inácio, pai véio
05 Côco de Catolé
06 Ah! Leque
07 Cativeiro do amor
08 Quando eu contar
09 Brincadeira tem hora
10 Cidade do pé junto
11 Colher de pau
12 Boi
13 Querer de um querer
14 Manera, mané
15 Chamego de pai
16 Pisa como eu pisei
17 Lavadeira
18 Aonde quer que eu vá

Almir Guineto
19 Quem me guia
20 Flecha do cupido
21 Coisas da roça (a cobra sussurana)
22 Murmúrio da cachoeira

Jovelina Pérola Negra
23 Menina você bebeu
24 Peripécias da vida
25 Razões da calma
26 Feira de São Cristóvão
27 Sarau
28 Precipício

Bezerra da Silva
29 Meu bom juiz

Beth Carvalho e Martinho da Vila
30 São José de Madureira

Mussum
31 Papagaio
32 Festa do Lava Pés



4 comentários:

  1. Muito bom seu blog, terei maior prazer em consultá-lo com mais calma

    ResponderExcluir
  2. que legal eu queria saber mais do comp... beto sem braço e vc me ajudo obrigado

    ResponderExcluir
  3. eu agradeço por publicar esse documento do samba esse compositor tão citado pro zeca pagodinho e que realmente era um gênio.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!